O Curso de Engenharia da Computação

A cidade de Castanhal é a quinta maior cidade do Estado do Pará em relação ao número de habitantes, com aproximadamente 200.000 habitantes. O município vem passando por um crescente processo de industrialização por meio de várias ações de políticas públicas. Esta crescente industrialização demanda novas soluções em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para automatização de processos e tomada de decisão.

Os fundamentos norteadores para a construção do Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Computação baseiam-se nos aspectos de interdisciplinaridade, empenho político-cultural, diversificação da formação por meio da participação em atividades complementares (projetos de extensão, Programa de Educação Tutorial, congressos na área, etc) e articulação do ensino, pesquisa e extensão.

Esses princípios devem contribuir para a formação profissional reflexiva, onde o egresso experimenta, corrige e inventa, estabelecendo um diálogo com a realidade, numa direção onde a prática é mais um processo de investigação do que um contexto de aplicação.

Objetivo do curso

O objetivo do curso de Engenharia de Computação é prover uma formação que capacite o profissional para soluções de problemas do mundo real, por meio da concepção e implementação de sistemas e modelos computacionais.

Áreas de Atuação do Curso

O curso de Engenharia de Computação terá como ênfase as seguintes áreas de atuação:

  • Sistemas de Suporte à Decisão e Sistemas
  • Processos Industriais com foco Sistemas Embarcados e Automação e Controle.

A área de Suporte à Decisão visa o estudo e desenvolvimento de metodologias, englobando a combinação de modelos e ferramentas de estatística, inteligência computacional e manipulação de bases de dados para análise de informações e busca por conhecimento especializado para fundamentar os usuários no processo de tomada de decisão.

Um exemplo nesta área é o domínio rural, onde a análise de indicadores e a detecção de padrões promovem soluções que tratam desde a avaliação inicial dos impactos da aplicação de culturas de plantio, baseado em conhecimento especialista e/ou dados históricos; e a avaliação e quantificação de fatores impactantes; até o estudo de cenários para predição de produtividade em colheitas.

A área de Sistema e Processos Industriais é voltada para o provimento de soluções customizadas para indústria e agroindústria. A ênfase em Sistemas Embarcados acompanha a atual tendência da engenharia em prover soluções de sistemas computacionais (hardware e software) dedicados as mais diversas aplicações industriais e agroindustriais como, por exemplo, o desenvolvimento de soluções para monitoramento de rebanhos, fornecendo informações acerca do ciclo de vida animal, para o adequado manejo do rebanho.

A ênfase em Automação e Controle une os princípios de elétrica, mecânica, eletrônica e computação no projeto, manufatura, supervisão e controle dos processos assistidos e/ou controlados por computador, visando à concepção e implantação de sistemas produtivos mais simples, econômicos, confiáveis e versáteis.

Resolução de criação do curso.

Links de Interesse

LADES - Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas
Jornal UFPA Castanhal News
Projeto Alice
HUEBol - Sistema de Gerenciamento de Bolsistas