Edital Nº 08/2015 PROEX - Auxílio Kit Acadêmico

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) lançou nesta segunda-feira (9) o Edital 08/2015/UFPA/PROEX, que regulamenta o processo seletivo para candidatos ao Auxílio Kit Acadêmico, modalidade do Programa Permanência, que objetiva apoiar estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, com recursos financeiros para aquisição de materiais específicos e de alto custo utilizados nos cursos de graduação.

Este ano, serão disponibilizados 250 auxílios com valor que variam de R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00, divididos em três grupos: Grupo 1: estão os estudantes de Odontologia, são 70 auxílios no valor de R$ 2.500,00; Grupo 2: são 80 auxílios de R$ 2.000,00 para estudantes dos cursos da área de saúde; e, Grupo 3: estão os discentes dos demais cursos com 100 auxílios, que podem variar de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. O recurso será pago em parcela única, conforme o cronograma constante no Edital de seleção.

Os estudantes de graduação que já recebem outros auxílios do Programa Permanência, terão prioridade ao recebimento do auxílio Kit Acadêmico. Os demais estudantes poderão ser contemplado, desde que comprovam renda familiar mensal bruta de até (03) três salários-mínimos vigentes, sendo que a renda per capita familiar não ultrapasse a um salário-mínimo e meio (1,5) vigente. Quem já foi contemplado com o auxílio em outras edições não deve concorrer novamente.

Além do critério financeiro, para conceder o benefício, o PROEX exige que o estudante esteja matriculado a partir do 3º período dentre os 15 cursos graduação alvo programa, que são: ARQUITETURA, ARTES VISUAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIAS, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, GEOLOGIA, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, MÚSICA, NUTRIÇÃO, OCEANOGRAFIA, ODONTOLOGIA, TERAPIA OCUPACIONAL.

Para o Diretor de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da PROEX, Prof. José Maia, o auxílio é um “investimento estratégico para a universidade”, pois ele avalia que esse investimento na permanência dos discentes é fundamental não apenas para combater a retenção e evasão, mas também para corrigir desigualdades históricas.

“A política de cotas promoveu forte mudança no perfil dos estudantes desses cursos, sem o Kit Acadêmico e todo o conjunto de ações da assistência e integração estudantil, grande parte desses jovens não teria como se manter na universidade”, afirmou José Maia.

Inscrições - Os interessados devem fazer a sua inscrição on-line no SIGAEST preenchendo a formulário de inscrição e o Questionário Socioeconômico, no período de 16 a 31 de março de 2015. Neste mesmo período, os candidatos devem anexar os documentos solicitados pelo Edital, incluindo o Plano de Aplicação/Orçamentário. É nesse documento que os discentes devem descrever como pretende utilizar o recurso pleiteado. Quem não estuda no Campus de Belém, pode anexar os documentos via SIGAEST ou entregá-los nas Coordenações de Extensão de seu respectivo Campus.

A seleção será feita por meio de: 1) análise da inscrição on-line e dos documentos apresentados; 2) entrevista com o candidato; e, 3) visita domiciliar, caso sejam necessárias. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 15 de maio, no site da Proex e via SIGAEST.

Os candidatos contemplados com o auxílio terão que cumprir suas atividades acadêmicas e melhorar o seu desempenho ao longo do curso, tendo em vista que o foco do Programa Permanência é possibilitar que os estudantes tenham uma formação adequada e concluam sua graduação em tempo hábil com sucesso.

Para acessar o edital, clique aqui.

Serviço:
Auxílio Kit Acadêmico
Inscrições: de 9 horas do dia 16 às 17 horas do dia 31 de março de 2015
Para se inscrever acesse o SIGAEST
Informações pelo telefone: (91) 3201-8556

Texto: Assessoria de Imprensa da Proex