UFPA lança novo padrão de sites para Programas de Pós-Graduação

Os Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará estão com um novo padrão de site que facilita a navegação e a busca por informações sobre o funcionamento dos PPGs. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 14, no auditório do prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC/UFPA), no Campus da UFPA, em Belém. “A ideia foi tornar as nossas páginas eletrônicas mais eficientes, com melhor visibilidade e com a possibilidade de disponibilizá-las em línguas estrangeiras, favorecendo ainda mais a internacionalização dos Programas”, afirmou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Emmanuel Tourinho.

Seleção de Bolsista PIBIC 2015

O Campus Universitário de Castanhal, através da Secretaria Acadêmica da Faculdade de Computação, torna público o processo para seleção de aluno para realizar atividades de iniciação científica referente ao Edital PIBIC 2015, que tem como área de atuação e descrição:

Área de Atuação: Desenvolvimento de aplicações, Cloud Computing (computação em nuvem) e pesquisa científica.

LADES recebe visita de pesquisador estadunidense

No dia 27 de novembro o Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas, LADES, recebeu John Spencer, professor e Pesquisador Departamento de Microbiologia, Imunologia e Patologia na Colorado State University – Fort Collins, CO, Estados Unidos, e o professor Josafá Barreto, da Faculdade de Educação Física. O professor Marcos Seruffo, da Faculdade de Computação, apresentou o laboratório e alguns dos projetos desenvolvidos, como o aplicativo de telessaúde Dengue Fever.

LADES oferece oficina para coordenadores dos Programas de Pós-graduação da UFPA

Na última terça-feira, dia 3, foi realizada uma oficina para inserção e manutenção de conteúdo dos novos sites dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esta ação é uma parceria da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade (Propesp), do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, coordenado pela professora doutora Maria Ataíde Malcher, e do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (Campus Castanhal), coordenado pelo professor doutor Marcos Seruffo.

LADES participa do desenvolvimento de novos sites para os cursos de Pós-Graduação da UFPA

Foi realizada nesta terça-feira, 13, a reunião de apresentação da proposta do novo site que deverá contribuir na divulgação e publicização dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A idealização é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade (Propesp) com o apoio do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, coordenado pela professora doutora Maria Ataíde Malcher, e do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (Campus Castanhal), coordenado pelo professor doutor Marcos Seruffo.

Bolsistas do LADES participam da I Oficina da Ferramenta ElvalVid

Na última quarta-feira, 7 de outubro de 2015, ocorreu a I Oficina da Ferramenta ElvalVid no Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (LADES), ministrada pelo Prof. Dr. Denis  Rosário da Faculdade de Computação do Campus Castanhal.

Curso de Desenvolvimento Mobile - PIBEX 2015

Visando o cumprimento das ações propostas no projeto PIBEX 2015 coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Seruffo, no dia 11/08/2015 os discentes Adailson Melo, Brendo Alessandro e Claudionor de Andrade realizaram no auditório do Assessoria de Educação a Distância (AEDI) - UFPA - a Primeira Oficina de Programação Mobile.

Resultados dos Testes envolvendo Kinect e TV Digital

Bolsistas de Sistemas de Informação do LADES, estão desenvolvendo trabalhos relacionados a TV Digital, Segunda Tela e mais recentemente, interfaces naturais com o auxílio do sensor de movimentos Kinect.