SimonBR é um software open source avançado no que se refere ao reconhecimento automático de voz do usuário e adaptado para o Português Brasileiro podendo ser utilizado, tanto no Sistema Operacional Windows, quanto no ambiente Linux. Este projeto de implantação e divulgação deste software pela comunidade em geral objetiva auxiliar e garantir ás pessoas com deficiência pleno manuseio do computador, usando o navegador de Internet e outros aplicativos livremente. Neste contexto, o SimonBR poderá ser utilizado na Educação Inclusiva proporcionando a acessibilidade a todos os cidadãos que obtêm por direito o acesso ao conhecimento.

Continuar lendo...

Desafios do aumento da maturidade em Organizações de desenvolvimento de software: integração de soluções para avanços em qualidade de software: Os objetivos gerais desta pesquisa são: promover um corpo de conhecimento acerca das dificuldades da implantação das práticas requeridas pelos altos níveis de maturidade; prover arcabouço tecnológico para automação das atividades necessárias na implementação das referidas práticas e fomentar a pesquisa e formação de recursos humanos na região Norte em Engenharia de Software.

Planejamento e análise de desempenho de tecnologias de acesso para inclusão digital, utilizando a infraestrutura de comunicações do programa NavegaPará: Estudo Baseado na implementação de novas tecnologias de acesso, objetivando otimização, escalabilidade e qualidade de serviço de rede: Este projeto visa dar continuidade a cooperação estabelecida entre grupos de pesquisas PPGEE- UFPA, LAC-INPE e IEC-ITA, com finalidade de criar um arcabouço (baseado em aferição, modelagem e técnicas de Inteligência computacional ) que apóie a tomada de decisão para implementação de novas tecnologias de acesso visando a viabilização de aplicações estratégicas ao país e fortemente à região amazônica, utilizando como estudo de caso o programa NAVEGAPARÁ.

Inclusão e Formação para as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação:Este programa tem a meta de ser um instrumento que contribui para a construção da cidadania através da oferta de cursos de novas TIC´s. As ações e os projetos desenvolvidos no escopo deste Programa estão voltados para inclusão digital e capacitação de indivíduos pertencentes a diferentes segmentos da sociedade do nordeste paraense ao mesmo tempo em que se busca o esclarecimento da sociedade quanto a importância do uso adequado das novas TIC para o desenvolvimento regional. O principal objetivo do referido Programa consiste em ações de inclusão digital e popularização do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação na região nordeste do Pará.

O projeto é voltado para inclusão digital e capacitação de indivíduos pertencentes a diferentes segmentos da sociedade, residentes no nordeste do Pará, incluindo: profissionais, educadores, portadores de necessidades especiais e comunidade excluída digitalmente, discentes, docentes, técnicos e colaboradores da UFPA e outras instituições de ensino, alunos do ensino médio, cooperativas, sindicatos e outras entidades de classe. O principal objetivo deste projeto propõe através da oferta de cursos gratuitos on-line, estreitar e integrar os estudantes a outros segmentos da sociedade, a partir da formação e treinamento em tecnologias atuais, ampliando a visão dos estudantes quanto ao desenvolvimento e utilização de tecnologias, ao mesmo tempo em que se busca o esclarecimento da sociedade quanto a importância do uso adequado das novas TIC para o desenvolvimento regional.

A contribuição do projeto em questão está na oferta de atividades de extensão universitária e treinamento, estreitar e integrar os estudantes a outros segmentos da sociedade, a partir da formação e treinamento em tecnologias atuais, ampliando a visão dos estudantes quanto ao desenvolvimento e utilização de tecnologias, ao mesmo tempo em que se busca o esclarecimento da sociedade quanto a importância do uso adequado das novas TIC para o desenvolvimento regional. O principal objetivo do referido Projeto consiste em ações de inclusão digital e popularização do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação na região nordeste do Pará.

O projeto visa o desenvolvimento de um sistema informatizado para dar apoio à coleta georreferenciada e visualização dessas informações em mapas de forma a contribuir tanto para as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) quanto para melhoria das tomadas de decisão dos gestores municipais e estaduais relacionadas às ações de Vigilância em Saúde. O principal objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de coleta de informações de Vigilância em Saúde do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal na Amazônia com foco nas necessidades dos projetos de vigilância sanitária de carne de frango e controle de leishmaniose e doença de pele em cães no município de Inhangapi.

Links de Interesse

LADES - Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas
Jornal UFPA Castanhal News
Projeto Alice
HUEBol - Sistema de Gerenciamento de Bolsistas