No dia 27 de novembro o Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas, LADES, recebeu John Spencer, professor e Pesquisador Departamento de Microbiologia, Imunologia e Patologia na Colorado State University – Fort Collins, CO, Estados Unidos, e o professor Josafá Barreto, da Faculdade de Educação Física. O professor Marcos Seruffo, da Faculdade de Computação, apresentou o laboratório e alguns dos projetos desenvolvidos, como o aplicativo de telessaúde Dengue Fever.

Na última terça-feira, dia 3, foi realizada uma oficina para inserção e manutenção de conteúdo dos novos sites dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esta ação é uma parceria da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade (Propesp), do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, coordenado pela professora doutora Maria Ataíde Malcher, e do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (Campus Castanhal), coordenado pelo professor doutor Marcos Seruffo.

Foi realizada nesta terça-feira, 13, a reunião de apresentação da proposta do novo site que deverá contribuir na divulgação e publicização dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A idealização é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade (Propesp) com o apoio do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, coordenado pela professora doutora Maria Ataíde Malcher, e do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (Campus Castanhal), coordenado pelo professor doutor Marcos Seruffo.

Bolsistas de Sistemas de Informação do LADES, estão desenvolvendo trabalhos relacionados a TV Digital, Segunda Tela e mais recentemente, interfaces naturais com o auxílio do sensor de movimentos Kinect. No intuito de testar a aplicação desenvolvida foram realizados testes com 50 usuários, envolvendo alunos e professores de graduação. Através dos resultados obtidos foi possível visualizar o tempo que o usuário levou para realizar a interação.