Defesa de TCC

A Faculdade de Computação informa defesa de Trabalho de Conclusão de Curso do discente Fernando Jardel Jardim dos Santos com o tema “Processo de Desenvolvimento de Software Web de um Dicionário de SignWriting para Língua Portuguesa” no dia 29 de novembro de 2016 a partir de 18:00h no LAcess – Laboratório de Acessibilidade, localizado no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará.

A banca será composta por:

• Prof. Dr. Marcos César da Rocha Seruffo (Orientador)
  • Profª. Drª. Yomara Pinheiro Pires (Co-orientadora)
  • Profª. Msc. Raphaella Duarte Cavalcante Lopes
  • Prof. Msc. Rubens Alexandre de Oliveira Faro
  • Prof. Dr. Denis Lima do Rosário

RESUMO: Pesquisas científicas na área da educação destacam a importância da utilização de novos recursos nas práticas educativas, sobretudo, no que concerne a inclusão de alunos especiais. Dentre tais recursos, as ferramentas computacionais ganham importância devido a sua atual abrangência, uma vez que dispositivos como computadores, smartphones, tablets, entre outros, são cada vez mais populares. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um software web denominado Dicionário SignWriting Web de Língua Portuguesa, o DicSign, uma ferramenta que visa traduzir palavras do Português Brasileiro para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS por meio do Sistema de Escrita de Línguas de Sinais, o SignWriting, partindo desde sua concepção, passando por seu processo de desenvolvimento e indo até sua relevância dentro do seu contexto.