LADES participa do desenvolvimento de novos sites para os cursos de Pós-Graduação da UFPA

Foi realizada nesta terça-feira, 13, a reunião de apresentação da proposta do novo site que deverá contribuir na divulgação e publicização dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A idealização é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade (Propesp) com o apoio do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, coordenado pela professora doutora Maria Ataíde Malcher, e do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (Campus Castanhal), coordenado pelo professor doutor Marcos Seruffo.

A reunião do Fórum de Coordenadores da Pós-graduação ocorreu no auditório da Sege, localizado na reitoria da Instituição, com a presença do vice-reitor Horacio Schneider e do pró-reitor Emmanuel Zagury Tourinho, onde foi apresentado o novo modelo que pretende padronizar as páginas eletrônicas dos Programas de Pós-graduação (PPGs) da Universidade. O site se constitui como mais uma das ações que a Propesp está realizando para aumentar a visibilidade dos PPG’s da UFPA, favorecer a interação com parceiros externos e contribuir para a sua avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As novas páginas terão uma identidade visual institucional e seus conteúdos serão disponibilizados em português, inglês e espanhol.

Diagnóstico – Na fase de pesquisa e avaliação das páginas eletrônicas dos PPG’s da UFPA, a equipe do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia e do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas analisou 76 Programas, 15 dos quais não possuíam qualquer tipo de página web institucional e 19 não possuíam logotipo definido. Diante destas e outras dificuldades, a equipe desenvolveu parâmetros para o novo site.

Tais parâmetros criados para o desenvolvimento trouxeram mais facilidade para navegação e melhor estrutura organizacional online. Foram levados em conta a funcionalidade simples, a arquitetura de organização padrão, a plataforma Joomla de fácil manuseio e a possibilidade de uso em dispositivos móveis. A proposta indica que cada Programa terá um domínio próprio dentro do sistema do novo site, o que irá interligar a página da Propesp e o site institucional da UFPA.

A importante inciativa valoriza a plataforma em rede e institui o site como principal veículo de divulgação primária dos Programas. Além da padronização dos logotipos e assinaturas com tipologia unificada, as páginas de cada site devem seguir basicamente um menu de oito abas. São elas: Programas, com informações referentes às áreas de estudo; Ensino; Acadêmico, com as disciplinas, calendário de ofertas; Pesquisa, com informações de grupos e projetos de pesquisa; Agenda, com datas para exames de qualificação, defesas de teses e dissertações e eventos no geral; Ingresso, com Editais abertos e anteriores; Tese e Dissertações, com informações das teses e defendidas e arquivos em formato PDF; e Documentos, com as normas de estabelecimento dos Programas.

Adesão – Os coordenadores estão livres para decidir pela adesão ou não de seus programas à nova plataforma proposta pela Propesp. A reunião contou com a participação dos coordenadores de PPGs e gestores das unidades acadêmicas, que puderam apresentar sugestões e questionamentos sobre o funcionamento e a implantação do novo site. Para os que aderirem à nova plataforma, a Propesp realizará duas oficinas. A primeira, a ocorrer no próximo dia 03 de novembro, será destinada à alimentação do conteúdo em português das páginas.

A orientação a ser dada aos representantes  dos PPG’s será sobre como fazer os uploads de arquivos e o gerenciamento de conteúdos. A segunda oficina vai tratar da alimentação dos conteúdos nos idiomas inglês e espanhol.

A publicação das novas páginas, segundo a Propesp, está prevista para o mês de dezembro de 2015. A expectativa da Pró-reitoria é de que os PPGs iniciem o ano de 2016 com as páginas em funcionamento, com todas as funcionalidades ativas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA