Informações sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023
1 - O que é o Enade e qual o seu objetivo?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
2 - Qual a importância do Enade?
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
3 - O Enade é obrigatório?
Sim. Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório. A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.
4 - A quem cabe a definição de regularidade do estudante junto ao Enade?
O Inep atestará a regularidade do estudante para realizar o Enade 2023 por meio de relatório específico disponibilizado no Sistema Enade. Compete à IES a verificação da regularidade de cada estudante habilitado ao Enade 2023 para fins de emissão de documentos que atestem a conclusão dos cursos de graduação, a colação de grau e a emissão de diploma.
5 - A quem cabe a responsabilidade de acompanhar as notficações do Enade?
De acordo com o item 1.8 do edital 37 de 25 de maio de 2023: É de responsabilidade da IES e dos estudantes habilitados acompanharem a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao Enade 2023 que forem publicados no Diário Oficial da União, informados no Portal do Inep e/ou no Sistema Enade.
6 - Quais os instrumentos básicos do Enade para o estudante?
- Prova (obrigatória): destinada a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
-
Questionário do Estudante (obrigatório): destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES.
OBS: A prova e o questionário configuram a efetiva participação do estudante no Exame e serão objeto de verificação no processo de ateste da situação regular dos estudantes no Enade 2023.
7 - Quem são inscritos e, 2023?
Alunos ingressantes e concluintes do curso de Engenharia da Computação
-
Estudantes ingressantes: são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso em 2023, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023.
-
Estudantes concluintes (bacharelados): a) aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou b) aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.
8 - Quem participa do Exame?
Somente alunos concluintes. Os estudantes ingressantes habilitados ao Enade 2023 serão dispensados de participação nessa edição do Exame, nos termos do § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004, sem prejuízo da obrigação das IES de procederem às inscrições desses estudantes. A situação de regularidade dos alunos ingressantes será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep.
9 - O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?
Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao seu registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES).
10 - Como é feita a inscrição do estudante?
A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à instituição de educação superior.
11 - Onde encontro o sistema ENADE?
O Sistema Enade estará disponível no endereço enade.inep.gov.br. As ações de estudantes, coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais deverão ocorrer em ambiente de acesso restrito no Sistema Enade, por meio de autenticação, com o uso de login e senha pessoal e intransferível. O Sistema Enade deve ser utilizado nos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.
12 - Qual o formato da prova?
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, ambas contendo questões discursivas e de múltipla escolha.
13 - Estudante com status "trancado" é obrigado a participar do Exame?
Sim, pois apesar de estar com o status “trancado” o aluno está em situação regular “ativo” com a instituição.
14 - O que ocorre se o aluno não comparecer ao Exame ou não preencher o questionário do estudante?
Ficará em situação irregular e não poderá colar grau até a regularização junto ao INEP.
OBS: Serão considerados, em situação irregular no Enade 2023, os estudantes concluintes habilitados que não forem inscritos por suas respectivas IES no período estabelecido no edital do Exame ou forem devidamente inscritos e deixarem de cumprir as obrigações
15 - Fiz o ENADE e continua a pendência em meu histórico
A regularidade do Enade no Histórico Acadêmico do aluno só é realizada no ato de envio do processo de conclusão de curso.
Cronograma
A aplicação das provas do Enade 2023 ocorrerá dia 26 de novembro de 2023 e seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:
Provas anteriores do ENADE para Engenharia de Computação: https://ec.ufc.br/pt/enade/
Documentos Importantes disponíveis em https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/enade/