O Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (LADES) está com chamadas abertas para voluntários de pesquisa até o dia 12/08/2018. Alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação podem se candidatar.

Itens necessários para participar da seleção:

Preencher e enviar o formulário disponível em: https://goo.gl/4RzCzA

Enviar histórico acadêmico e resumo das atividades/projetos/cursos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto "VOLUNTÁRIO 2018".

* modelo do resumo das atividades/projetos/cursos: https://goo.gl/KzS5TV

 

Os seguintes projetos tem vagas para voluntários:

 

1. COMPARAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRANSMISSÃO PARA COMUNICAÇÕES IOT/M2M EM CIDADES INTELIGENTES, UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AMAZÔNICA.

Orientador: Prof. Me. Igor Ruiz Gomes

Descrição: O objetivo do projeto é realizar uma avaliação comparativa das tecnologias de transmissão para comunicações IoT/M2M fazendo uma proposta de estudo de caso para região amazônica para aplicações no contexto de cidades inteligentes, tendo como premissa a elaboração testes levando em conta as características da região em estudo.

 

2. AVALIAÇÃO DE SISTEMAS INTELIGENTES PARA REDES VEICULARES NA REGIÃO AMAZÔNICA

Orientador: Prof. Dr. Tássio Carvalho

Descrição: O objetivo principal é avaliar e comparar sistemas computacionais inteligentes para o controle de redes veiculares e precede a construção e proposição de um mecanismo baseado em inteligência artificial/computacional para distribuir o tráfego de forma adequada voltado a cenários de grande mobilidade em redes veiculares sem fio, sobretudo em um cenário amazônico. O mecanismo usará medidas de cobertura, velocidade, alcance, energia e buscará sempre a melhor conexão e a melhor distribuição em um cenário com as características amazônicas.

 

3. ANÁLISE DE IMAGENS NA MEDICINA VETERINÁRIA PARA A DESCOBERTA AUTOMATIZADA DE PADRÕES

Orientador: Profª. Dra. Yomara Pires

Descrição: Utilização de técnicas de baixo custo para a captura e processamento de imagens e posterior utilização das mesmas para a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial (IA) para a descoberta de padrões e posterior classificação automática das imagens. 

 

4. SIMULAÇÃO DE QUALIDADE DE EXPERIÊNCIA PARA PROTOCOLOS DE ROTEAMENTO EM REDES DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS

Orientador: Prof. Dr. José Jailton Henrique Ferreira Junior

Descrição: Este projeto propõe um protocolo de roteamento para redes de veículos aéreos não tripulados com o objetivo de prover qualidade de experiência . O protocolo de roteamento considerará características específicas de uma rede aérea como por exemplo a posição do VANT Relay, assim como o seu deslocamento em relação aos demais VANT´s. Desta o protocolo transmitirá através da comunicação salto – a – salto procurando estabelecer a melhor conexão entre a origem e o destino. 

 

5. AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS PARA APLICAÇÃO DE INTERNET DAS COISAS COM TECNOLOGIA DE QUINTA GERAÇÃO (5G)

Orientador: Prof. Dr. Bruno Lyra

Descrição: Estudo das técnicas de transmissão propostas para o 5G e seus desempenhos em cenários previstos para a aplicação do conceito de Internet das Coisas.

 

6. TECNOLOGIAS DE TRANSPORTE ALTERNATIVAS PARA FRONTHAUL 5G

Orientador:  Prof. Dr. Diogo Acatauassú

Descrição: Este projeto visa investigar a viabilidade de tecnologias de transporte alternativas para aumentar a capacidade do fronthaul 5G, explorando, nesse contexto, o potencial das redes de cabo de cobre (par-trançado) e cabo coaxial. O projeto envolve atividades de pesquisa para avaliar o desempenho de redes de cabos coaxiais como meio físico para redes fronthaul 5G via medições na camada física e testbed além de avaliar a viabilidade de guiamento de ondas milimétricas em pares trançados, utilizando simuladores numéricos.

A Faculdade de Computação convoca todos os discentes dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação a comparecerem na quarta feira (27/06) às 10h30 no auditório do GETI, para explicações sobre a visita do MEC e dúvidas gerais dos cursos (normas, resoluções, etc). Esta reunião será de suma importância para todos os alunos.

Atenciosamente,

Direção da FACOMP

O objetivo do ENADE 2017 é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

 

Todos os alunos das seguintes turmas estão inscritos no ENADE 2017 e devem fazer o Exame:

  • Engenharia de computação 2013.2
  • Sistemas de Informação 2013.2
  • Sistemas de Informação 2013.4
  • Sistemas de Informação 2014.2
  • Sistemas de Informação 2014.4

 

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido no dia 26 de novembro de 2017. A prova terá início às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília/DF. Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A participação no ENADE 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença da sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

 

O ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico acadêmico do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante inscrito que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE, e portanto não poderá colar grau e receber o seu diploma de graduação.

 

Diante de tal responsabilidade, a Faculdade de computação, disponibiliza os cardernos de questões, gabaritos objetivos e discursivos de provas anteriores dos cursos inscritos e de cursos semelhantes, como forma de facilitar aos participantes o estudo

ENADE 2011

ENADE 2014

 

Atenciosamente,

 

Direção da FACOMP