Seleção de Bolsista Voluntário

O Campus Universitário de Castanhal, através da Faculdade de Computação, torna público o Processo para Seleção de Bolsistas para atuar como voluntário no Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas - LADES. Os bolsistas selecionados poderão executar suas atividades em distintos projetos que encontram-se em andamento no LADES, dentre os quais, destacam-se:

• PIBEX 2015: Este projeto tem como objetivo oferecer oficinas e palestras referentes ao desenvolvimento mobile, ou seja, a criação de aplicativos para dispositivos móveis como smartphones e tablets, a partir dos esforços que já vem sendo empregados pela Faculdade de Computação do Campus Castanhal no que se refere à extensão das atividades acadêmicas junto ao público interno e externo da Universidade.
  • Projeto de Análise Espacial, que tem como principal objetivo analisar em SIG o comportamento e interesses da sociedade, através de dados geográficos disponibilizados, por exemplo, em redes sociais (check-in’s), no intuito de identificar padrões comportamentais.
  • Projeto Kinect, que tem como objetivo estudar e desenvolver aplicações que utilizem da tecnologia desse sensor de movimentos. Visando a manipulação de objetos/imagens em 3D, por exemplo, dentre outras possibilidades de aplicação do conhecimento desenvolvido durante o processo de pesquisa do projeto.
  • Projeto de Segunda Tela, que tem como objetivo estudar e desenvolver aplicações que utilizem essa tecnologia, procurando aplicar conhecimentos não apenas de Tecnologia da Informação mas, também, conhecimentos de IHM, como Qualidade de Experiência de Usuário, analisando o comportamento humano mediante à interação com esse tipo de tecnologia.
  • Fábrica de Software: Criação da Fábrica de Software da Faculdade de Sistemas de Informação para a realização de atividades de desenvolvimento de software visando uma maior integração entre os componentes curriculares do curso, assim como dos docentes e discentes por meio da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando inovação e a interação continua entre teoria e prática, subsidiando os alunos na aplicação real dos conceitos aprendidos em sala de aula. Visa ainda simular o ambiente de uma empresa de desenvolvimento de softwares, criando uma ferramenta de gestão para micro e pequenas empresas, preparando mão-de-obra especializada e qualificada para o mercado de desenvolvimento destes softwares.

Todos os projetos concebidos pelo Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas, visam auxiliar os discentes no aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, fortalecer a pesquisa no âmbito acadêmico e auxiliar a sociedade como um todo. A adoção de voluntários nos projetos almeja, também, desenvolver recursos humanos capacitados para possíveis bolsas que a Faculdade possa vir à adquirir.

Para ler o edital completo, clique aqui.