Bolsistas de Sistemas de Informação do LADES, estão desenvolvendo trabalhos relacionados a TV Digital, Segunda Tela e mais recentemente, interfaces naturais com o auxílio do sensor de movimentos Kinect. No intuito de testar a aplicação desenvolvida foram realizados testes com 50 usuários, envolvendo alunos e professores de graduação. Através dos resultados obtidos foi possível visualizar o tempo que o usuário levou para realizar a interação.

 

Gráfico 1 - Tempo para interação por gesto
Gráfico 1 - Tempo para interação por gesto

 

O gráfico a seguir demonstra o conhecimento da tecnologia do QR Code por parte dos usuários, nota-se que apesar desta tecnologia estar inseria no mercado a alguns anos, pouco mais de 25% dos usuários não havia utilizado ou não conheciam tal método de autenticação.

 

Gráfico 2 - Usabilidade do QR Code
Gráfico 2 - Usabilidade do QR Code

 

Através dos resultados, foi possível obter algumas informações valorosas sobre a interação com os usuários, dos 50 usuários que testaram o protótipo, 13 não obtiveram uma boa interação, conforme o gráfico a seguir. Desta forma notou-se que nem todos os usuários tiveram uma interação fluída e simples. Como solução os bolsistas estão trabalhando na implementação de um gesto que atenda no mínimo 95% dos usuários em testes futuros.

 

Gráfico 3 - Interação
Gráfico 3 - Interação