A Faculdade de Computação do Campus de Castanhal da UFPA divulga o Workshop de TIC para Desenvolvimento – WTICp/D, que tem como objetivo discutir as diversas dificuldades que habitantes de áreas isoladas e esparsamente povoadas, tais como a Amazônia, enfrentam na obtenção de serviços como telefonia e Internet, visto que a maior parte dos investimentos no mundo e no Brasil em redes de telecomunicações foca nos usuários das regiões com alta concentração populacional e poder aquisitivo, o que constitui em uma barreira para a conectividade global.

O evento será realizado no dia 19 de maio de 2017. O prazo para submissão de artigos é 31 de março de 2017 com divulgação dos resultados em 25 de abril de 2017. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, seguindo o formato da SBC, mas com um máximo de seis (6) páginas. O WTICp/D é um evento satélite do SBRC’2017 (sbrc2017.ufpa.br).

Lista não-exaustiva de temas de interesse:

  1. Redes alternativas para inclusão digital
  2. Redes comunitárias e "do-it-yourself (DIY) networking" com software livre
  3. Sistemas de baixo custo para redes de telecomunicações
  4. Internet do futuro para desenvolvimento (ICN, computação em nuvem, NFV, SDN, DTN) 5) Técnicas de gerência e operação adequadas a redes comunitárias
  5. Rádio definido por software (SDR), rádio cognitivo e TV "white space" (TVWS)
  6. 5G em TICp/D (C-RAN, X-haul, etc.)
  7. Aspectos e modelos tecno-econômicos em TICp/D
  8. Políticas, aspectos regulatórios, taxação e homologação de equipamentos para fins sociais
  9. Uso de cabos subfluviais de longa distância
  10. WiFi para longas distâncias, tecnologias celulares, redes em mesh
  11. Satélites de altitude baixa (LEO) e média (MEO)
  12. Balões na estratosfera e drones para inclusão digital
  13. Provas de conceito, “testbeds”, parcerias com governos, projetos experimentais / pilotos 

Organizadores:

Aldebaro Klautau (Universidade Federal do Pará, UFPA)
Michael Stanton (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP)

Para maiores informações, consulte a chamada do evento.